top of page
Foto do escritorViviane Silva

Brincadeira literária: lanterna mágica

Um dos meus passatempos favoritos tem sido transformar jogos e atividades em brincadeiras literárias!


Recentemente, recebi pelo Instagram uma atividade chamada "Lanterna Mágica" e adorei. Fiquei pensando em como trazê-la para o universo literário.


No vídeo abaixo, ensino como fazer, mas em seguida, falarei das aplicações para bibliotecas escolares e públicas e também para sala de aula. E claro, você também pode fazer em casa!





Para o exemplo, utilizamos o livro "O Grúfalo", de autoria de Julia Donaldson e tradução primorosa de Gilda de Aquino.


Como aplicar a atividade:


1) Para introduzir uma história


Você vive se perguntando o que fazer para despertar o interesse das crianças antes de começar a história?


Tá aí, uma ótima forma! Caso queira usar com um grupo em bibliotecas ou na sala de aula, você pode ir passando o saco e a lanterna e pedir para cada um descrever o personagem que está vendo: já o conhecia? Como ele é fisicamente? O que você acha que acontece com ele na história? São muitas possibilidades!


Também podem ser feitos mais de um saquinho (e mais de uma lanterna) e dividir em grupos para essa discussão.


2) Para relembrar a história


Foi o que fiz com minha filha em casa. Como já fazia algum tempo que não líamos "O Grúfalo", falei algumas características que correspondiam ao próprio Grúfalo ou ao ratinho. E ela tinha que "iluminar" o correto como resposta.




Foto: Arquivo pessoal, 2022.


Também pode ser feito em bibliotecas e escolas, principalmente quando um livro está sendo trabalhado ao longo de várias semanas, em um projeto.


3) Para complementar a história


O vídeo que recebi no Instagram era de um perfil da Turquia com a temática de fazenda. Mas fui pesquisar referências em páginas brasileiras e achei o blog da Oitopeia Brinquedos, que sugeriu a atividade com o tema "fundo do mar".


Então pensei que seria uma ótima forma de complementar uma história!


Sugestão : ler o livro "A Escolinha do Mar", de Ruth Rocha.



Em seguida, pedir para as crianças acharem os animais. Em sala de aula, dá inclusive para complementar com a aula de ciências, usando os comandos: "ache um peixe", "ache um crustáceo", "ache uma planta", etc.


Foto: Blog da Oitopeia Brinquedos,


Vai fazer também? Me conta nos comentários quais temas vão ser utilizados. :-)


Ah! E se for comprar algum livro ou item na Amazon, use os links indicados no blog, pois assim você estará me ajudando a mantê-lo, trazendo sempre novas ideias! :-)

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page