Pense em um jogo que agrada de crianças a adultos, dos mais experientes no mundo dos jogos até os novatos. Aquele jogo que é ótimo para uma reunião animada com os amigos e também para jogar em família, em um dia de chuva.
Esse jogo, com certeza, é Dixit !
Fiz uma enquete no Instagram perguntando a preferência para o primeiro post da semana. “Jogos de tabuleiro” ganhou com folga (62% contra 38% para livros).
Fiquei pensando qual jogo deveria trazer na estreia deste tema, e, como percebi que lá no Instagram os seguidores da página basicamente se dividem em pais, professores e bibliotecários, escolhi Dixit, um jogo que é perfeito para os três grupos. Após explicar brevemente como ele funciona, falarei o porquê.
Conteúdo:
- 84 cartas de imagem, que são tão maravilhosas que podem ser usadas de diversas formas, usando a criatividade (darei alguns exemplos, abaixo);
- 1 trilha de pontos bem simples;
- 6 coelhos de madeira de cores variadas para representar os jogadores;
- 36 fichas de votação;
- Folheto com as regras do jogo.
Início:
A montagem do tabuleiro basicamente se resume a posicionar os coelhos no número zero, distribuir cinco cartas e as fichas numeradas de 1 a 6 para cada jogador . Os jogadores se revezam como narradores, então o grupo decide quem iniciará a partida como narrador.
Desenvolvimento:
O narrador da vez deve escolher uma de suas cartas, falar algo relacionado a ela (uma palavra, frase, trecho de música, poesia, etc.) e colocar a carta escolhida na mesa virada para baixo.
Cada um dos outros jogadores deve escolher uma de suas cartas que tenha alguma relação com a frase do narrador e colocá-la virada para baixo na mesa.
Em seguida, todas as cartas são embaralhadas e colocadas uma ao lado da outra, desviradas.
Apostas:
As fichas de 1 a 6 distribuídas no início do jogo representam as cartas que agora estão lado a lado. Cada jogador, com exceção do narrador, deve colocar uma ficha virada para baixo com o número da carta que ele acha que narrador escolheu. Quando todos apostarem, as fichas são desviradas e a pontuação é contabilizada de acordo com a votação.
Fim de jogo:
As cartas usadas são devolvidas para a pilha, novas cartas são distribuídas e nova rodada se inicia sucessivamente até que um jogador atinja a 30ª casa.
Ideias de uso para o jogo:
Famílias:
O jogo é indicado para crianças a partir de oito anos, mas minha filha começou a jogar com seis anos e se adaptou bem (jogando com adultos, acredito que se fosse com outras crianças, não teria dado certo). Funciona melhor a partir de quatro jogadores (com limite de seis), mas o jogo permite adaptação para três jogadores.
Também é excelente por ser um jogo relativamente compacto, que permite facilmente ser levado em viagens ou para casa dos amigos.
Escolas:
Dixit estimula a criatividade, a imaginação e até mesmo a empatia, pois é preciso se colocar no lugar do outro para tentar entender a escolha da carta de acordo com a frase/palavra pronunciada. Pode ser utilizado em aulas de artes, linguagens e em muitas outras!
Bibliotecas:
Além dos pontos em comum com os citados para escolas, bibliotecas fora do ambiente escolar também podem se beneficiar com o jogo, seja em eventos específicos ou fazendo parte de seu acervo.
De forma geral, jogos de tabuleiro promovem socialização, solução de problemas, mediação de conflitos e uso da informação, que por si só, já são excelentes motivos para serem adquiridos por bibliotecas.
Mas, falando especificamente sobre Dixit, algumas ideias de aplicação em diversos tipos de bibliotecas:
- Bibliotecas universitárias: Dixit é um excelente recurso de quebra-gelo e pode ser utilizado como tal em treinamento de usuários, por exemplo.
- Bibliotecas corporativas: o jogo pode ser adquirido e, além do uso "tradicional", também pode ser usado como recurso em treinamentos e eventos instituicionais.
- Bibliotecas públicas: Dixit é excelente na promoção da socialização. Uma ótima forma de aproximar sua comunidade.
Você encontra o jogo e suas expansões aqui.
Gostou? Comente outros tipos de jogos que você gostaria de ver por aqui!
Adoro esse jogo. Minha filha, de 8 anos, tb adora.